quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Guatemala - San Salvador - Honduras - Nicaragua - Costa Rica

Ufa... 36 horas, 5 paises, 8 controlos fronteiricos...

Sai de Antigua direccao a Cidade da Guatemala, sem problemas, cheguei la com tempo de apanhar o autocarro ate San Salvador, El Salvador. Saimos de la as 15h e depois de uma rapida passagem pela fronteira da Guatemala (onde o hospedeiro do autocarro levou os documentos de todas as pessoas numa mao, e um saco com refrigerantes na outra), atravessamos para El Salvador. Tambem aqui a fronteira decorre sem problemas. Chegamos ao terminal em San Salvador a hora exacta a que estava marcada, 20 horas. Ena, esta companhia e boa, pelo menos e pontual...

Fico na sala de espera do terminal de autocarros pelo transporte que nos leve de San Salvador ate ao destino final de San Jose, na Costa Rica. Como o autocarro partia as 3h da manha, nao achei necessario ir para um hotel.

As 3h da manha comeca o check in para o novo autocarro, para o qual embarcamos quase uma hora depois (entao o que aconteceu a pontualidade da vespera?). O mais comico foi ver que a minha mochila estava a entrar num autocarro e que a mim me tinham destinado outro... la fui rectificar o erro e trazer a minha mochila para o meu autocarro.

Fronteira El Salvador (saida) sem problemas. Fronteira Honduras (entrada) tivemos que sair e ir mostrar a bagagem na emigracao. Com algum cuidado consigo esconder o cabo da catana. Nao quero ser apanhado com ela, nao que me facam nada, podem e tirar-ma. Tudo OK, sem problemas, continuamos viagem. Ainda comprei uns biscoitos na fronteira e tudo. Nas Honduras veem-se casas com telhados de telha de barro! Algumas de chapa de zinco, algumas de placa de cimento, mas muitas com telhas. Ja nao via disto a algum tempo (acho que desde que sai de Portugal) - nos EUA sao placas de linoleo, ou coisa parecida, e nos outros paises o que domina e o zinco, as placas de cimento, ou os telhados de colmo. Continua o arame farpado, as grades nas janelas e portas e as vedacoes/portoes altos.

Fronteira Honduras (saida), sem problemas. Fronteira Nicaragua (entrada) sem problema. Chegamos a Managua, ao terminal dos autocarros. Sem ninguem saber muito bem porque ficamos cerca de 2h la a espera de um suposto autocarro. Suposto porque acabamos por nos virmos embora sem aparecer nenhum autocarro, mas com um atraso... 2 horas.

Fronteira Nicaragua (saida). Chegamos a fronteira ja depois de ter escurecido. Sem saber porque existem 3 filas de transito em que nos vamos na do meio, a da esquerda vai no mesmo sentido, e a da direita tambem. Entao e os carros no outro sentido? Por vezes nos afastavamo-nos para a direita para deixar passar alguns ou camioes. Mal passavam, retomavamos a faixa e la vamos nos... Mal saio do autocarro, olho para o lado direito e vejo uma vaca. O que??? Exacto, uma vaca, sozinha, no meio dos autocarros e dos camioes. Uma vaca! Que segue tranquilamente a sua vida, sem que nada nem ninguem a perturbe. Esperamos. Algo que deveria ser rapido, supostamente era so carimbar os passaportes, vem a revelar-se uma espera de cerca de 1h30. Entretanto tudo despachado, passaportes carimbados, estamos todos dentro do autocarro, parado quando... o autocarro comeca a abanar. Sozinho. Um condutor de outro autocarro calculou mal as medidas e bateu na esquina do nosso. Era o que faltava. Sai o condutor, la discutem, saem os passageiros, todos querem ir ver. Os farolins traseiros, do lado esquerdo estao todos partidos. O outro condutor nao se quer dar como culpado, e nao quer pagar. Esperamos. Uma hora depois, ja fartos de tudo, o motorista do nosso autocarro e alguns passageiros (eu nao incluido) decidem tirar a chapa matricula do outro autocarro, para poder servir de prova e de elemento de identificacao. Entretanto o motorista do outro autocarro repara e vai chamar a policia da fronteira. La conversam, la se devolve a matricula, la se paga o estrago. Estamos prontos para partir.

Fronteira Costa Rica (entrada), sem problemas... Passaporte na mao, todos temos os nossos carimbos. Mais uns refrigerantes dentro de um saco de plastico evitam as vistorias as bagagens. Estamos prontos para arrancar.

Mais 2 horas de viagem e sou entao deixado numa bomba de gasolina a entrada de Liberia. Hora prevista de chegada - 18 ou 19 horas da tarde. Hora a que desco do autocarro - 23 horas. Sozinho, num pais completamente desconhecido, sem hostal nem sitio onde dormir, as 23h da noite... Por precaucao tirei a minha nova amiga - a catana - e segui com ela dissimulada no braco esquerdo, ocasionalmente montrando-a a alguns transeuntes mais suspeitos. De qualquer maneira, nao se passou nada, encontrei um hostel e deitei-me. Estava mesmo cansado.

Entretanto agora vim passar a Navidad na praia... mais relaxado. Estou em Tamarindo, Costa Rica. Pura vida.

PS - Como curiosidade, a musica que mais me tem acompanhado desde o Mexico ate aqui, e o sucesso do momento, e Daddy Yankee - Llamado de emergencia.

4 comentários:

  1. iiiiihhhhhhhh...Daddy Yankee é a decadência total :P
    Avisa-me se precisares de sítio para ficar na costa rica porque eu tenho uma amiga que vive aí.
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  2. yooo...como foi o teu Natal????!! Aqui no prédio foi brutal...um dos melhores natais da minha vida...de certeza! :) Imensos amigos meus aqui em casa...jantarada grande lá em baixo com a família...coquito!!..um saco de prendas para cada um de nós...um quadro que demos ao Artie com uma carta graffitada para o melhor landlord do mundo :)
    pasta do jacop às 4h30 da manhã :)

    Beijinhoooss!! Descreve mais os personagens estranhos que vais encontrando no teu percurso:)

    ResponderEliminar
  3. Então Quico como foi o teu Natal e Ano Novo? Deve ter sido bem melhor que o meu! LOLOL
    Força nas caneta!...
    Bom ano novo!

    Um grande abraço
    Pedro

    ResponderEliminar