quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

San Francisco/Ensenada/San Cristobal de Las Casas

Ao fim de 10 dias sem dar noticias, e quando algumas pessoas ja vaticinavam o meu regresso, heis que escrevo finalmente.

Tenho andado bastante entretido estes ultimos dias, muitos dos quais em viagem (!!! faz sentido, nao acham?), dai nao ter tido hipotese de actualizar o blog mais cedo/frequentemente.

San Francisco, parece-me agora tao distante... Uma cidade relativamente pequena (para os padroes americanos, claro) que quase parece Braga. Braga??? Nao, nao e pela universidade ou pelo Bom Jesus, mas sim pelos 3P's embora aqui tenham significados um tanto ou quanto diferentes: Pedintes, Paneleiros e Putas (necessariamente por esta ordem). Curiosamente, ou talvez nao (acho que nao e surpresa para ninguem) foram os paneleiros os americanos que eu vi que se vestiam melhor, e por melhor digo segundo padroes europeus, claro. Mas dai a, como eu vi, estar um homem nos seus 40, descontraidissimo, num bar, todo nu!!! Sim, todo nu! Isso sim, e um pouco mais a frente.Fora isto e uma cidade que se ve rapidamente. Ao contrario das outras cidades onde tinha estado esta tem muito pouco em altura. Maior parte da cidade e composta por predios de 2 ou 3 andares. Depois ha o Financial Discrict, os Wharfs, a Golden Gate Bridge, a Castro, o Golden Gate Park... confesso que ja estava um pouco saturado das grandes cidades americanas.

Entretanto o Fred, o meu hospedeiro durante essa semana, ja tinha combinado com os outros tugas uma viagem no Thanksgivings ate ao Mexico e eu aproveitei a boleia. Saimos de Sunnyvale (onde e a casa dele) as 16h e chegamos a San Diego a 1h da manha. Grande estica? Naaaaaaa.... Resultado: passei por Los Angeles a meio da noite, numa Interstate que nao passa directamente no centro mas que deu para ver os arranha ceus do downtown. Tem que ficar para uma proxima visita. A verdade e que o meu orcamento para os EUA estava a chegar ao limite, e isto sem ter que pagar alojamento em lado nenhum, por isso achei melhor fazer algumas restricoes.

San Diego e uma cidade pequena. Facilmente da para ver num ou dois dias. Tentamos ainda ir visitar um porta avioes (museu) que ca esta atracado mas como era o dia de accao de gracas estava fechado (isso e o facto de termos chegado ja a hora em que akilo era suposto fechar). Fomos passear ate a Oldtown, que tentava recriar uma cidade do farwest (embora todos os edificios estejam estranhamente convertidos em lojas de suvenirs - e assim. E o capitalismo a falar mais alto). Tambem andamos a passear ate Oceanside que, diz quem sabe, e a Malibu de San Diego. De resto nao tem muito que ver.

Depois atravessamos a fronteira e, sem darmos por isso, ja estavamos no Mexico, sem papeis, sem carimbos, sem nada. Como eu nao podia estar naquela situacao, embora os outros pudessem continuar ate um certo ponto e por um determinado periodo de tempo sem visto, tivemos que voltar para tras para ir a fronteira e para eu arranjar a minha autorizacao de emigrante.

Depois dessas complicacoes todas la seguimos viagem ate Ensenada e fomos ate San Isidro ate um backpacker junto a praia ideal para surf trips. Um bocado caro para uma noite: 20 dolares (para um hostel e caro - mas tambem, aquilo ainda nao era mexico puro e duro, era de um americano que tinha fugido para la), mas ele dizia que fazia 15 dolares por mais de 1 noite e nao sei quanto por 15 dias e se ficarem la por um mes ele cobra 350 dolares. Assim ja compensava, sao as economias de escalas a funcionar.

Depois voltamos a Ensenada e ficamos la mais uma noite. No dia seginte, domingo, os meninos foram-me deixar a Tijuana onde apanhei o autocarro para a Cidade do Mexico (ou Mexico DF). Nessa noite tive os primeiros sintomas da maldicao de Montezuma (aka os intestinos a funcionarem bem demais), nada que um comprimido de Loperamida e algum cuidado na alimentacao durante Domingo nao servisse para atenuar/remediar. Confesso que ate ai ainda nao tinha tido saudades nenhumas do Mexico. Confusao do cacete, transito infernal, poluicao a rodos, tudo a apitar, casas degradas, dores de barriga, comida demasiadamente condimentada... enfim, todas aquelas coisas que me tinham deixado com pouca vontade de ca voltar... ainda por cima depois de uma viagem de mais de 48 horas desde Tijuana.
Descobri uma coisa que me deixou bastante satisfeito: nao tenho qualquer dificuldade em adormecer num carro ou autocarro em movimento. Ficou claramente comprovada na viagem de carro ate Ensenada e depois na viagem ate Mexico DF. O movimento embalado de cima e baixo, frente e tras deixou-me num estado de quase semi-consciencia. Durante essas 48 horas limitei-me a dormir, acordar, dormir outra vez, apenas altercando com alguns momentos em que havia alguma paragem e em que aproveitava para me apear e esticar as pernas. Nada mais. Ainda por cima como nao tinha relogio, nem sabia as quantas andava nem quanto tempo faltava ainda para o meu destino. Esperava apenas o desenrolar das horas e dos dias ate que, finalmente, dei por mim no DF. Verifiquei que so eu e outra pessoa fizemos a viagem completa desde Tijuana ate ao DF, grande parte das pessoas que encheu o autocarro em Tijuana saiu em Hermosillo e depois dai para baixo nunca teve grande afluencia.
Depois estive umas horas a espera do autocarro que me trouxesse a San Cristobal de Las Casas. Sai de la as 21h e estava ca as 12h. Nada mau, um pouco antes do que seria suposto ate. Entretanto, la vou eu novamente embalado no autocarro, a dormir e a acordar, a dormir e a acordar, quando de repente e de dia. Confesso que tive alguma preguica em abrir os olhos, ainda a pensar se havia de o fazer ou dormitar mais um pouco mas com algum custo abri e..... tive uma revelacao. Estava num cenario completamente diferente. Tinha deixado o deserto do norte do Mexico, as planicies agrarias do centro, a metropole gigante que e a cidade do mexico, que tinha deixado ja na escuridao, e estava a acordar no meio da selva. Exactamente, selva: vegetacao por todo o lado, alta, verde, com lagos e rios a mistura... espectacular... fiquei logo com um estado de espirito diferente.
Depois foi um agradavel passeio por estradas perdidas no meio das montanhas e da selva ate chegar a San Cristobal. Tem um centro bastante pequeno embora tenha cerca de 110 mil habitantes. Ja dei as voltas quase todas. Amanha estou a planear acordar com as galinhas (para as pessoas da cidade que nao conhecem a expressao significa acordar cedo) e ir ate uma pequena aldeia maia a cerca de 15 km daqui. Depois sigo mais 5 horas ate Palenque, onde ha ruinas maias que vale mesmo a pena visitar. Tambem la devo ficar uma noite.

Nota aos viajantes: apercebi-me que me tinha esquecido de um objecto fundamental para os hostels de todo o mundo - um cadeado, para colocar nos cacifos. Se nao trouxerem o mais certo e venderem-vos um ou alugarem-vos um, por um preco proibitivo, claro esta. Arranjei o meu ainda nos EUA. Um com codigo, para evitar perder chaves. Tambem podera ser util decorarem o lugar de cada tecla num teclado - digo isto porque este em que estou a escrever tem metade das letras em falta, e preciso estar sempre a ler e a procura dos erros.

Sem comentários:

Enviar um comentário