segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Vacinas

Como puderam constatar, levo uma grande quantidade de medicamentos, e esqueci-me de acrescentar as 4 caixas de comprimidos anti-maláricos.

Quanto às vacinas, não foi fácil reunir a informação das que são obrigatórias nos diversos países. Afinal de contas preciso de uma profilaxia global!!!
Conseguem imaginar a cara de pânico quando cheguei ao pé da médica e lhe disse que ia dar uma volta ao mundo? Ía-lhe dando uma coisinha má! Nem sabia para onde é que havia de se virar. Mas ainda bem que levei uma lista com medicamentos (a dos primeiros socorros) e com as vacinas que previa serem necessárias.

Só uma nota, actualmente só em África é que ainda há alguns focos de cólera, pelo que não foi necessário tomar esta vacina.

Das vacinas que tinha inicialmente listado, algumas ainda estavam válidas de viagens anteriores, pelo que não precisei de tomar todas. No entanto, para uma viagem desta envergadura recomendam-se as seguintes:

· Tuberculose
· Difteria / Tétano
· Hepatites A e B
· Poliomielite
· Sarampo / Papeira / Rubéola
· Encefalite japonesa
· Encefalite da carraça
· Meningite
· Raiva
· Febre tifóide
· Febre amarela
· Cólera (esta não é precisa)

Só para terem uma ideia, a vacina da Encefalite Japonesa, que são três doses, custa mais de 40€ cada uma. A da Encefalite da Carraça e as da Raiva, qualquer uma são três doses, ronda também os 40€ e os 35€ respectivamente (preço de custo).

Para as vacinas fui ao Hospital Militar de Belém, onde já tinha ido noutras ocasiões, sempre por motivos de medicina preventiva, para viagens. É o único sítio em Lisboa onde têm a vacina da Encefalite Japonesa (indispensável para o Sudeste Asiático, principalmente em zonas não urbanas, i.e., montanha, selva, pântanos…), por isso não me valia nada ir ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical para ter que lá voltar.

Tenho ainda a agradecer, e muito, à Dona Elisa e ao Enfermeiro Campos, que me deram um apoio incondicional (daqueles palavrões bonitos que ficam bem numa frase). Dona Elisa, se me estiver a ouvir, eu não me esqueci do que lhe prometi, quando voltar da viagem aguarde uma visita minha onde lhe irei conceder alvíssaras (esta têm de ir ver ao dicionário, não vos digo o que é).

Já agora, se alguém passar perto do H. M. Belém, faça o favor de lhe ir lá dar um beijinho (Medicina Preventiva).

Sem comentários:

Enviar um comentário