terça-feira, 23 de setembro de 2008

Inauguração… apresentação do projecto

Eis que finalmente surge o Blog associado a este grande projecto pessoal que é a minha Big Trip Around The World.

Para quem não me conhece, deixo-vos um pequeno resumo da minha pessoa.

Chamo-me Francisco mas podem-me chamar de Quico que é mais curto, tenho neste momento 25 anos, fui gerado e criado em Lisboa. Fui escuteiro cerca de 14 anos, tendo recentemente deixado o movimento (o movimento, nunca o espírito).
Tirei uma licenciatura em Gestão e aos 22 anos comecei a trabalhar na Deloitte. É verdade, sei que é “raro” nos dias de hoje, mas nunca perdi um ano nos estudos.

Portanto, estive 3 anos a trabalhar e a poupar para poder reunir os recursos necessários (leia-se, €€€) para poder cumprir esta etapa do meu percurso pessoal de vida.
Como até agora sempre vivi em casa dos papás, que me garantiam a alimentação, a roupa lavada (e passada a ferro), e o não ter de pagar rendas, contas ou sustentar a família, todos os meses ia pondo de lado uns trocos e, grão a grão… juntei o que considero ser suficiente para este empreendimento.

Desde cedo comecei a viajar e, …espanto… parece que gosto! Açores, Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Escócia, Eslováquia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Madeira, Marrocos, México, Moçambique, Rep. Checa, Suiça, Tailândia, Taiwan fazem a lista dos países que já visitei. Como? Com os pais, com amigos, com os escuteiros, à custa de alguns sacrifícios, de opções difíceis, de desentendimentos familiares também… há de tudo um pouco, mas a verdade é que se foram proporcionando e eu, na minha modesta humildade, fiz-lhes a vontade.

Pois é, depois de já ter visto tanto, parece que o bichinho cá dentro ainda não se deu por satisfeito e queria mais… muito mais….

Andava eu na universidade e já me ouviam falar deste projecto: dar uma volta ao mundo, sozinho, de mochila às costas, sem compromissos, ao meu ritmo, visitando o que me desse, dormindo onde pudesse. Falar é bonito, mas não faz o meu género. Eu primeiro faço, depois falo. Obviamente que isto não era uma simples matéria corriqueira, e não podia fazer primeiro para contar às pessoas depois. Então abri essa excepção. Fui contando às pessoas mais próximas o que pretendia fazer. Reacções? Diversas! “Espectacular”, “És um granda maluco”, “Já estava à espera”, “És louco”, “Vais deitar fora a tua carreira”, “Muita fixe”“Vais dar cabo da tua vida”, “Eh, também quero”, …, fizeram todo o tipo de comentários. Aos negativos, registei, analisei e ponderei se seriam assim tão verdadeiros como me queriam fazer parecer; aos positivos, aproveitei-os para me motivarem e para darem a força de vontade necessária para continuar.

E a ideia foi crescendo, o planeamento tornou-se mais objectivo, as pesquisas intensificaram-se, a leitura de literatura de viagens também, e comecei a definir um itinerário, um plano de acção e a estabelecer metas e deadlines. A organizar listagens do que tinha que levar (roupa, equipamento diverso, estojo primeiros socorros, nécessaire, documentos, vacinas…), de contactos, de tarefas que tinha que fazer antes de sair. Enfim, uma miríade de pequenas coisas que não podiam ficar esquecidas.

Finalmente, tudo aconteceu. O trabalho não correu como eu esperava o que, se eu já estava com algumas dúvidas quanto à continuação na empresa, acabou por retirar as restantes, não tenho obrigações conjugais, casa ou carro para pagar, reuni o capital necessário, tenho quase todo o equipamento reunido. É a altura ideal, se não for agora acho que já não vai ser.

Então vai mesmo ser!!!

MUNDO, AQUI VOU EU!!!


PS - Este é o meu primeiro Blog e a primeira vez que escrevo para uma audiência . Embora a mim, pessoalmente, não me pareça que esteja a ficar mal, também tenho consciência que não está nada de extraordinário. Pode ser que com o hábito vá definindo um estilo mais coerente...

1 comentário:

  1. Quico! Tive acesso a este blog a partir da Maggie (Miranda) agora há pouco tempo.. portanto, ainda não li qualquer outro post (tinha de vir ao primeiro!). Muito gosto em poder acompanhar esta tua viagem de uma vida!!

    Vanessa (dos escuteiros! espero que te lembres, lol) :)

    ResponderEliminar