segunda-feira, 23 de março de 2009

Prisao de San Pedro

Depois de ter estado detido numa cadeia dos EUA, eis que, cumprindo a profecia, entrei realmente numa prisao!... de livre vontade, note-se.

Apos a "estrada mais perigosa do mundo" chegou a vez do que alguns chamam o tour mais estranho do mundo: a Prisao de San Pedro em La Paz.

Curioso tambem e a forma de aceder a este local. Tudo e informal, com dinheiro por baixo da mesa e currupcao ao mais alto nivel. Engracado e ver a quantidade de turistas que diariamente tentam entrar. Uns la dentro, a quererem sair, outros ca fora, a tentarem entrar (e sairem no mesmo dia!).

Depois de entrarmos fomos (eramos 7 estrangeiros, naquele grupo) apresentados a um guia (que para mal da minha reputacao junto dos outros visitantes tambem era portugues), e que nos fez uma visita guiada a cerca de 6 das 8 seccoes da cadeia, com paragens para ir dando explicacoes.

E uma prisao completamente controlada pelos presos, em que os guardas apenas entram la dentro uma vez por dia, as 18h em ponto, para fazer a chamada dos reclusos.

O interior encontra-se dividido em 8 seccoes, umas mais ricas, outras mais pobres. Cada seccao elege um representante com base na sua antiguidade, responsabilidade e respeito. Alem disso existe tambem, por cada seccao, uma equipa de 2 ou 3 segurancas encarregues de manter a ordem dentro desta e evitar que membros de outras la vao criar desacatos.

Quando um recluso chega a prisao tem que comprar ou alugar a sua propria cela. As mais caras custam mais de USD$1.500, e sao triplex com casa de banho privada, e TV por cabo. Quem nao tem dinheiro, aluga uma das celas mais baratas onde se apinham 7 ou 8 homens (pode nao parecer muito, mas as celas sao realmente pequenas), e paga como puder. Para isso, caso nao tenha uma fonte externa de receitas, tera que arranjar um trabalho dentro.

Tudo dentro da prisao gira em torno do dinheiro, como se estivessem ca fora. Ha restaurantes, lojas, barbeiros, locais onde se alugam televisores (a preto e branco), salas com mesas de snooker, taxis (este e o trabalho mais baixo e consiste em estar junto ao portao a espera que chegue alguma visita, e depois ir chamar o recluso correspondente, o qual lhe dara uma retribuicao), para alem dos presos que lavam roupa, fazem empanadas ou outros tipos de comidas, ou que fazem artesanato, e que andam pela prisao a vender. Uma importante fonte de riqueza e a producao (interna) de cocaina. Qualquer coisa para arranjarem dinheiro, para comprar ou alugar a cela, para comprarem comida ou os bens de que precisam.

E uma prisao masculina, mas muitas vezes, com o homem detido, a familia e incapaz de se sustentar, por isso permitiram a entrada as mulheres e filhos menores. Estes podem entrar e sair quando desejam: os filhos vao a escola fora da prisao; as mulheres saem para comprar os bens de que necessitam para poderem viver la dentro, sejam estes comida (para os proprios e para vender) ou outros bens: papel higienico, pasta de dentes, laminas de barbear, folha de coca, que para alem de servir para mascar e tambem utilizada para a producao de cocaina base (uma versao de pior qualidade e mais viciante que a cocaina refinada que aparece na Europa ou EUA),...

Para cozinhar utilizam fogoes electricos. Anteriormente era a gas, mas isso dava mais azo a tentativas de fugas e fabrico de engenhos explosivos. Com electricidade pouco mais se pode fazer do que electrocutar uma pessoa, o que nao e muito util numa fuga devido ao limite de tamanho dos fios electricos.

Dentro existem, como forma de entretenimento, para alem das salas com snooker, mesas para jogar damas, matraquilhos, uma campo de futebol e ate mesmo uma piscina. Esta piscina, anteriormente, era usada tambem com outra funcionalidade: cada vez que um pedofilo ou um violador era preso, era colocado dentro da piscina e apedrejado (ou qualquer outro tipo de coisa), mas sempre ate a morte. O que ate e compreensivel, para quem esta preso e tem la dentro a mulher e os filhos, a ultima coisa que quere e violadores e pedofilos com eles. Alem disso, a piscina e utilizada para castigar alguem de determinada seccao: poem-nos de molho por uma noite (e acreditem que as noites em La Paz conseguem ser muito frias). O campo de futebol e em forma e trapezio e chega a haver contratacoes entre as diferentes seccoes para obter os melhores jogadores.

Durante o dia e tudo muito calmo. A noite, dao-se os ajustes de contas, principalmente atraves de facadas. Existem corredores em que entre uma parede e a outra apenas ha espaco para os ombros, e com pouca iluminacao, o que sugere que facilmente uma faca podera sair de dentro de uma das celas. Pelo que nos foi dito morrem cerca de 4 pessoas por mes.

Um sistema singular, nao concordam? Sobre esta cadeia, alguns dos seus personagens, e o modo de funcionamento ha um livro publicado (que ainda nao li) que se chama Marching Powder.

Se quiserem um termo de comparacao vejam a terceira temporada da serie Prison Break.

3 comentários:

  1. Chiça aquilo é uma autentica cidade ali dentro :S

    Xana

    ResponderEliminar
  2. Olá Quico. Não sei se te lembras de mim...sou a colega da Raquel Capitão...a Teresa Jóia. A Raquel passou-me a morada do teu blog....e hoje resolvi dar uma vista de olhos! Tenho que te dar os meus mais sinceros parabéns...provavelmnte já não sou a 1ª pessoa que o diz. Mas a tua descrição é tão realista que parece que nós...os maricas que não saímos do nosso conforto, por medo ou falta de vontade...também sntimos um pouco (muito pouco) do que estas a sentir! Parabéns! Tens que escrever um livro depois...:)
    Continuação de uma excelente viagem! Teresa

    ResponderEliminar
  3. http://www.guardian.co.uk/world/2009/jul/08/bolivia-bans-tourists-entering-jail

    ResponderEliminar