sábado, 7 de março de 2009

Estrada mais perigosa do mundo!

E eis que, depois de quilometros e quilometros de estrada, muitos dos quais sem grande interesse, heis que chega o momento em que atraccao e a estrada!!!

A "estrada mais perigosa do mundo". Muito ja foi escrito sobre esta estrada e basta uma pequena consulta na internet para poderem saber mais sobre ela.

Sucintamente, e a estrada que liga La Paz a Coroico, numa distancia de cerca de 98km. Esta estrada tem em alguns locais apenas 3,6 metros de largura. Ha locais em que mesmo para um veiculo passar e complicado. Imaginem entao quando esta estrada era a unica ligacao existente entre as duas cidades: carros, combis, autocarros, camioes, tudo passava por ali. Por ser tao estreita, e com poucos locais onde era possivel o cruzamento dos veiculos, a buzina reinava, sempre como forma de anunciar aos outros a presenca de mais um carro. Alem do mais (espante-se quem nunca tinha ouvido falar desta estrada), o transito circulava ao contrario, isto e, em vez de avancar pela direita e o sentido oposto vir pela esquerda (tal como no resto da Bolivia - e em Portugal), avancava-se pela esquerda, de modo a que o condutor fosse com a sua janela do lado do precipicio, desta forma tinha melhor percepcao da distancia que faltava para por uma roda em falso e iniciar uma queda nunca inferior a 600 metros, muito inclinados!
Diz-se que antes de a nova estrada estar concluida havia uma media anual de 400 fatalidades. O maior acidente de viacao da Bolivia aconteceu nesta estrada quando uma vez um camiao caiu ao precicipio e levou com ele mais de 100 almas que la iam penduradas.

Agora existe uma nova estrada, parcialmente asfaltada, mas que tem uma largura minima de 8 ou 9 metros, o que faz uma grande diferenca. Mesmo assim, nao e o suficiente para evitar alguns atrasos, como um pneu furado (verdade se diga que eles tambem ja estao tanto habituados a estes precalcos que em 10/15 minutos tudo ficou resolvido e estavamos prontos para continuar).

Actualmente a utilizacao da "estrada mais perigosa do mundo" esta limitada a um autocarro diario (num so sentido, a descer), um taxi eventual e agencias de viagens que trazem dezenas de turistas para descer a estrada em bicicleta.

Numa so viagem, foi possivel experimentar tudo o que de melhor a estrada tinha para oferecer, desde nevoeiro na parte mais alta, a um ceu limpo a chegar a Coroico, quedas de agua, aluimentos de terra, manutencao da via...


2 comentários:

  1. Olá !
    Mais uma vez obrigado pelas imagens e pelas descrições ! Embora ausente há algum tempo, volto porque já me habituei a viajar "consigo", a uma zona onde já nunca irei !
    Não será que dá para aproveitar o seu trabalho e experiência num jornal ou revista "cá da terra" ? Não digo o Expresso, porque o fez há pouco com o GCadilhe, mas outro !
    Votos pela continuação de boa viagem e muita saude !
    J

    ResponderEliminar
  2. Se fosse eu a conduzir a essa velocidade nessa estrada, tinha-me espetado lá em baixo nos 1ºs 100 metros lol
    Xana

    ResponderEliminar