terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Salto de Angel

Pois e... aproveitei estes dias para, a partir de Ciudad Bolivar, apanhar um aviao ate Canaima, para fazer uma excursao ao Salto del Angel, a queda de agua mais alta do mundo, com 979 metros de altura. Pouco depois de aterrarmos em Canaima, a povoacao que serve de base para esta expedicao, comecamos a subir o rio Churum. Foi um percurso muito bom. Subimos cerca de 2h no rio, rodeados apenas de floresta, e atravessamos diversos rapidos. Nota para a destreza dos barqueiros que, contra a corrente, tem que dar balanco suficiente ao barco e, no momento exacto em que o rio fica menos profundo e em que, por vezes, ate as rochas raspam no casco do barco, levantam o motor para evitar que a helice bata nelas. Ao fim dessas duas horas chegamos a Poza de la Felicidad. Almocamos. Depois continuamos a subir e eis que aparecem os primeiros Tepuys, planaltos de rocha, com paredes quase verticais que, no meio da selva e da savana, se elevam por 500 ou 1.000 metros acima do resto do terreno. Mais 1h30 a subir o rio e heis que, depois de uma curva no rio, o guia indica-nos o famoso, e ansiado, Salto del Angel! E ja mais tarde, do miradouro, e espectacular ver como a agua se precipita do topo do tepuy e se vaporiza com a queda para, mais tarde, voltar a formar uma cascata e um rio. Dai descemos por outro trilho ate uma lagoa formada pela agua do Salto, onde tomamos banho. Regressamos ao acampamento onde jantamos e dormimos em redes. A meio da noite cai uma chuvada...
No dia seguinte, depois do pequeno almoco, regressamos rio abaixo ate Canaima onde, da parte da tarde, fizemos um passeio onde passamos por baixo do Salto El Sapito e fomos ate ao Salto El Sapo, quedas de agua que se encontram proximas. Subimos a cascata e dai fomos ver mais 4 Saltos que se precipitam sobre a Lagoa de Canaima. No dia seguinte fizemos uma visita a povoacao de Canaima e depois de almocar voltamos a Ciudad Bolivar onde, a noite, apanhei o autocarro para Santa Elena de Uairen, onde me encontro.

Para se rirem um bocado:
O anuncio de televisao
Como estava a ficar com pouca roupa lavada, e porque tambem os bolivares ja nao abundam (nao esquecer a agravante do cambio e de como nao se devem fazer levantamentos de ATMs na Venezuela), decidi depois do almoco do segundo dia, e antes da visita aos Saltos, fazer como os locais e ir para a lagoa lavar o que precisava.
Arranjei uma rocha mais ou menos lisa, dentro de agua, ajoelhei e comecei a lavar a roupa qual lavadeira de Canecas, com a diferenca que tinha uma bela queda de agua como pano de fundo. De vez em quando fazia uma pausa para me refrescar e ir dar um mergulho, outras vezes ia sentar-me a sombra, de modo a que a roupa ficasse com o cheiro do sabao - e verdade, estou a lavar a roupa com o classico sabao azul & branco, sabao macaco para os entendidos! Foi pena nao ter fotografias porque o cenario em si era muito bonito, digno de um anuncio de televisao. Para melhorar, e este pormenor e que me fez escrever este bocado, estava eu a terminar a lavagem e a preparar o enxaguamento final quando, com um voo aleatorio e incerto como so elas conseguem ter, se aproxima uma borboleta e se vai pousar exactamente num par de boxers acabados de lavar. Tento agarra-la, levanta voo, mas continua em razias a roupa. La a consigo enxotar com agua e la acabo a lavagem. De qualquer maneira, e enquanto estive a terminar e guardei a roupa para a levar para cima para a ir pendurar, a pequena borboleta continuou por ali a esvoacar. Parecia mesmo um anuncio ao sabao. E o cheiro tao tradicional e a roupa tao bem lavada que ate chama as borboletas...

O nosso transporte, um Cessna de 5 lugares + 1 para o piloto
A terra dos Tepuys
Salto El Sapo e El Sapito, junto a Canaima
Alguns dos tepuys por que passamos a caminho do Salto del Angel
A primeira imagem do Salto del Angel

E foi na base desta cascata que nos tivemos a banhar...
Esta foi tirada na manha do dia seguinte. Nao esta espectacular???...
O sitio do acampamento. E nas cordas penduradas nas vigas que se atam as redes
Lagoa de Canaima - foi aqui que estive a lavar a roupa